Quanto trata-se de impressionar um futuro empregador, ir bem na entrevista é só metade do caminho andado.

Na verdade, é aquilo que você faz após uma entrevista de emprego que pode “aumentar ou diminuir” suas chances de conseguir aquela proposta de trabalho.

Abaixo, Suzy Welch – contribuindo para a CNBC – comenta 4 passos que todo candidato deveria seguir até 12 horas após a entrevista de emprego.

1. Escreva um agradecimento

Notas de agradecimento são críticas para mostrar ao entrevistador que você valoriza o tempo dele. Por isso, Welch diz que você deverá mandar uma mensagem personalizada de agradecimento para o entrevistador logo após a entrevista (se você contar com o contato dele, é claro).

E nada de copiar e colar. Seja autêntico na mensagem.

2. Dê “um tapa” nas redes sociais

A forma como você se apresenta nas redes sociais pode ter um impacto gigante na suas chances de conseguir um emprego. Para garantir que você está “em forma” nas redes sociais, Welch diz que você deve revisar suas contas sociais, como se o recrutador estivesse passando pro elas pois, comenta Welch, “eles normalmente estão”.

“Após a entrevista, tente postar posts ou tweets interessantes” ela recomenda, “e por favor, pare de postar fotos estúpidas no Instagram.”

3. Conecte no LinkedIn

Welch recomenda enviar para seus entrevistadores um convite para conectar no LinkedIn, juntamente com uma mensagem que faz referência ao encontro da ocasião da entrevista.

“Não apenas clique um botão,” ela alerta.. “Diga algo sobre como você aproveitou e aprendeu sobre X, Y ou Z. ”

4. Não stalkeie

Esperar por uma resposta depois de uma entrevista de emprego pode ser enlouquecedor, mas Welch explica que nenhuma circunstância justifica uma stalkeada ou insistência por retorno.

“Toda sua comunicação pós entrevista devem ser feitas nas 12 horas subsequentes,” ela diz. “E então, dê aos seus entrevistadores pelo menos uma semana até fazer um acompanhamento.”

Welch avisa que há uma linha tênua entre “vontade e desespero” e não entender essa diferença pode te colocar no risco de danificar a boa impressão que você deixou sob a entrevista.

“Vá adiante com seus agradecimentos,” ela diz.  Afinal, você quer fazer tudo o que pode para deixar uma impressão postivia no seu futuro empregador.

Suzy Welch é co-fundadora do Jack Welch Management Institute e jornalista, comentadora de TV e palestrante.

Leave a comment