Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para garantir que seu currículo seja lido e chame a atenção do recrutador. Seguindo essas dicas no seu currículo você já estará aumentando suas chances de ser chamado para aquela cobiçada entrevista de emprego.

1ª Dica: Seja objetivo.

Recrutadores recebem muitos currículos por vaga, por isso você deve deixar seu CV conciso e direto ao ponto. Se o recrutador tiver que ler muita coisa antes de chegar nas informações relevantes para a vaga em questão, há uma boa chance de que seu currículo será descartado.

Por isso é importante pensar em quais informações são as mais relevantes, e colocá-las da forma mais objetiva possível.  

Regrinha básica: Se você não tem muita experiência profissional, não tem motivo para o seu currículo ter mais de uma (1) folha.

2ª Dica: Não mande o CV em link.

Deixar o CV salvo na nuvem para você ter acesso quando precisar é uma ótima ideia. Mas na hora de enviá-lo ao recrutador é recomendável que você baixe o arquivo antes, já que nem sempre o recrutador pode abrir links na rede do trabalho.

Na hora de enviar o seu currículo, a forma mais segura é mandá-lo no formato PDF.

Obs: Os formatos .doc e .docx (arquivos de Word) também não são muito bem vistos.

3ª Dica: Revise o português.

O currículo é o primeiro indicativo do tipo de profissional que você é, e não tem nada pior do que erros de português no CV. Por isso nunca esqueça de revisar tudo, e só mandá-lo ao recrutador quando tiver certeza de que não há nenhum erro de português à vista.

Tudo bem ter erros de português nas mensagens com os amigos, mas no CV eles passam uma ideia de falta de seriedade e profissionalismo que poderia ser facilmente evitada.

4ª Dica: Na falta de experiência, mostre conhecimento.

Você nunca trabalhou? Já teve emprego, mas em outra área? Está buscando sua primeira experiência profissional? Calma. Mesmo quando a vaga coloca experiência como um diferencial, ainda tem jeito de você conseguir o emprego.

Basicamente o que o empregador quer quando ele pede por alguém com experiência é que a pessoa já tenha uma certa noção do que deve ser feito. Então está valendo qualquer coisa que você possa relacionar os aprendizados com a área da vaga (cursos, trabalhos voluntários, intercâmbios, trabalhos em outras áreas, conhecimento de softwares e ferramentas, etc.) para mostrar que você tem as habilidades que ele necessita.

 

5ª Dica: Fuja dos padrões

Quando estamos participando de um processo seletivo o recrutador costuma receber dezenas de Currículos, nesse momento o que deve ser pensado é: como fazer algo simples, fácil de imprimir e ao mesmo tempo algo visualmente bonito e diferente.

Pensando nisso preparamos um modelo de Currículo que seja marcante e de fácil edição pra você, confira:

E aí estão as 5 dicas que vão te ajudar a ter um CV que agrada os recrutadores e te dá uma maior chance de ser chamado para uma entrevista de emprego para conseguir aquela vaga que você mais sonha.

Para mais dicas e vídeos aprofundados sobre entrevistas de emprego com alguns dos melhores profissionais da área, acesse: MeuEntrevistador.com.br

Leave a comment