Warning: Creating default object from empty value in H:\root\home\meuentrevistador-001\www\web\blog\wp-content\plugins\pullara-bezel-addons-c4c5e423e4f3\admin\ReduxCore\inc\class.redux_filesystem.php on line 29
Primeiro passo para o Sucesso na Entrevista de Emprego – Meu Entrevistador | Blog
Por Josiane Firmo

Ao longo de mais de dez anos acompanhando candidatos em entrevistas de emprego, chego a uma observação importante para você que quer “mandar bem” no processo seletivo.

Há algo crucial que vem sendo negligenciado pelos candidatos: o Autoconhecimento.

Esse é, de modo geral, o primeiro degrau para o sucesso na Carreira!

Via de regra, quando o jovem é questionado sobre os talentos (pontos fortes) que tem que podem agregar àquela empresa, àquele negócio e time, acaba titubeando, demonstrando, até mesmo em palavras, nunca ter parado para olhar para dentro de si, para se conhecer e despertar o potencial infinito que há em todo ser humano.

Nota-se que o candidato não sabe responder o porquê ele é mais merecedor daquela vaga, o que ele possui ou é que o destaca dos demais.

Em uma entrevista de emprego é imprescindível ter me mente os seus valores, inclusive para ter clareza se eles são compatíveis com os valores organizacionais, pois, quando há incongruência, o melhor que pode acontecer para ambas as partes é que o processo não vá adiante, uma vez que, no futuro, essa situação pode gerar um desconforto muito grande, capaz de culminar num pedido de demissão do colaborador ou desligamento feito pela empresa.

Também é fundamental que o candidato tenha consciência daquilo que almeja para a vida e carreira em curto, médio e longo prazo. Afinal, para aquele que não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

Por outro lado, aquele que revela ter foco, ou seja, objetivo principal bem definido, desperta mais interesse do recrutador.

E por falar em Autoconhecimento, você já parou para refletir sobre sua Missão de Vida, isto é, sua razão de ser neste mundo? E ainda, tem convicção do seu Propósito, que é a sua intenção positiva, o “para quê” você faz o que faz?

Parece uma conversa um tanto filosófica… E é mesmo! Porém, de imenso valor para elaborar as respostas corretas frente ao entrevistador.

A máxima de Sócrates continua muito atual e urgente: “Conhece-te a ti mesmo”.

Somente ao nos conhecer, seremos capazes de agir na nossa zona de potência e não mais na zona de conforto.

É encantador quando nos deparamos com um candidato que tem uma percepção apurada de si e sabe comunicar bem a seu respeito, especialmente quando esse discurso é carregado de entusiasmo!

No processo seletivo precisamos saber “vender o nosso peixe”. E o que seria esse peixe neste contexto? A nossa marca, os ativos da nossa história, nossos aprendizados e resultados que já obtivemos, nosso currículo, tudo que sabemos realizar de melhor que nos faz brilhar no meio da multidão, nossos talentos.

O Coaching de Carreira é uma excelente metodologia para auxiliar na etapa de Autoconhecimento e desenvolvimento de competências. Através de ferramentas, como o assessment, é possível ter uma análise minuciosa das nossas forças e oportunidades de melhoria, bem como dos valores que norteiam nossos comportamentos.

Invista em você!
Vamos juntos rumo ao sucesso!

Josiane Firmo é Psicóloga e Master Coach de Carreira

Leave a comment